Redes sociais online no CBMSC: seu emprego como meio de comunicação em emergências e eventos críticos

André Luís Hach Pratts, Douglas Tomaz Machado

Resumo


As informações em eventos críticos conferem subsídios para investigar, planejar, monitorar ameaças e avaliar os riscos para empregar os recursos de forma efetiva. As redes sociais online têm o poder de potencializar a circulação de informações, assim, conferindo sua visibilidade. A comunicação entre instituições, profissionais e população oportuniza ainda uma rede de ligações para a cooperação de recursos. Essa cooperação possibilita a mobilização desses recursos para seu emprego em emergências ou eventos críticos. As redes sociais online favorecem essa estrutura relacional entre Corporação, sociedade e outras instituições para desenvolver esse e outros benefícios. O objetivo deste trabalho é estudar as redes sociais online, com foco no Twitter, para identificar as oportunidades e os riscos em seu uso na comunicação em emergências e eventos críticos atendidos pelo CBMSC. Para a consecução do trabalho, utilizou-se a metodologia de pesquisas bibliográfica e de campo, com aplicação de questionário aos Chefes de B-5 e entrevistas à equipe do Centro de Comunicação Social (CCS). Tal pesquisa possibilitou a verificação das principais dificuldades na atividade de comunicação social dos Batalhões e a forma de emprego do Twitter no CCS e nos Batalhões. Os resultados permitem constatar que o CBMSC tem dificuldades na interação com a sociedade e outras instituições e indicam soluções para minimizar esse problema e obter benefícios por meio das redes sociais online, como o capital social, o feedback dos serviços prestados e a credibilidade.


Palavras-chave


Twitter, Comunicação, Desastres, Corpo De Bombeiros Militar De Santa Catarina, Redes Sociais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.