A humanização no processo de ensino policial militar

Aldo Antonio dos Santos Junior, Joyce de Almeida Cruz, Aldo Antonio Hostins dos Santos

Resumo


A gênese da história das organizações está fortemente matizada por dois vetores diametralmente opostos, o da direção mecanicista, orientada para a tarefa, e o da humanista, orientada para pessoas. Este trabalho avalia a relevância do fator humanização na percepção dos indivíduos sobre suas realidades organizacionais. A pesquisa aconteceu numa organização pública de natureza policial, do tipo militar. A pesquisa está ancorada pelo prisma da psicologia humanista de Carl Rogers. A organização investigada é responsável pelo desenvolvimento humano e segurança pública, por meio da polícia ostensiva, na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Foi realizada uma pesquisa do survey, envolvendo todos os integrantes do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares. Os resultados indicam que a estratégia de formação está fortemente inclinada à natureza técnica, intimamente ligada ao modelo militar da agência, porém, seus integrantes destacam o papel da relevância da humanização para a efetividade organizacional. A relevância da pesquisa está direcionada para aqueles que são responsáveis pela gestão das agências policiais em geral, bem como para os demais que prestam um serviço de proximidade com o cliente.


Palavras-chave


Humanismo. Carl Rogers. Segurança pública.

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