A práxis na educação: reconstruindo as relações com o meio ambiente

Eduardo Cazuni do Amaral

Resumo


Os relatos que seguem objetivam explicitar a metodologia de ensino experimentada na realização de oficinas de Educação Ambiental e assim expor a percepção de seus resultados. A base teórica é oriunda de observações das atividades realizadas em oficinas de educação ambiental ministradas em projetos de assentamento da reforma agrária no oeste do Estado de Santa Catarina. Nesse período, buscou-se aplicar propostas para execução de um ensino diversificado, com métodos educacionais interativos. Por meio da sistemática utilizada foram desenvolvidas metodologias de ensino e dinâmicas de grupo, visando confrontar o exercício prático utilizado pela agricultura familiar com o conteúdo ministrado nas palestras. O tema central explanado foi “A correta destinação de resíduos sólidos (lixo) e resíduos tóxicos (agrotóxicos)”. Essa pesquisa descritiva contou com a participação de 224 alunos de diferentes faixas etárias e sugere atividades que podem ser desenvolvidas e incorporadas nas didáticas de professores e educadores ambientais, apresentando feedback positivo dos seus discentes.


Palavras-chave


Preservação ambiental. Oficinas de educação. Práxis ambiental.

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