O caso da implantação do controle interno na polícia militar do Estado de Santa Catarina
Resumo
O estudo tem por finalidade relatar as fases da implantação e ativação do controle interno na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. Caracterizada como sendo uma pesquisa do tipo observação direta, empregou-se o levantamento de dados de modo intensivo por intermédio da observação participante. O trabalho está compartimentado da seguinte maneira: (1) Modelos de administração pública, onde será tratada a administração patrimonialista, burocrática e gerencial. (2) Bases estruturantes do controle interno na Polícia Militar de Santa Catarina. (3) Relato do caso do processo de implantação do controle interno na PMSC. (4) O Sistema de Gestão de Processo Eletrônico do Governo do Estado de Santa Catarina e o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal como instrumentos de operacionalização e flexibilização da gestão pública policial, especificamente no controle interno. (5) Método de pesquisa. (6) Discussão do caso, seguida da conclusão e referências. Como resultado, inferiu-se, com base no caso relatado, que a implantação de uma organização orientada para o controle interno gera inicialmente certo desconforto organizacional, uma vez que o padrão burocrático ainda é muito forte na Polícia Militar. Diametralmente oposto, percebeu-se que as pessoas aderiram sem muita resistência à implantação do SGPE, primordialmente, e do SIGEF.
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